sexta-feira, setembro 01, 2017

CONSCIÊNCIA DIZIMISTA




Consciência Dizimista


Num mundo em que tudo é pago, logo desconfiamos se alguém oferece algo de graça. É a lógica do mundo do consumo – onde está o amor incondicional? É assim que o mundo demonstra como está sua capacidade imatura de amar, mas não foi assim na Cruz. Fez-se um de nós, “Deus amou tanto o mundo, que entregou seu Filho único”Jo 3,16. “Amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus”1Jo 4,7.

A Igreja não se orienta pelo mercado e sim das lições aprendidas no Evangelho, pois o amor de Deus por nós não tem limites. Está sempre conosco mesmo quando nos afastamos. Devemos ter consciência de que Ele nos ama incondicionalmente, sem esperar nada em troca, contrariando as Leis do Mercado.

O dizimista partilha por amor - não compra nada, mas acredita que sempre que amamos de maneira incondicional, Deus encontra nosso coração aberto, permitindo-nos receber Suas graças. Além disso, o dizimista contribui para que a Igreja possa conduzir a missão em anunciar Jesus, fortalecer a justiça, o amor e a fraternidade. 

Precisamos entender que o dízimo não é uma opção financeira, mas comprometimento comunitário. Ao entregar o dízimo, entregamos parte da nossa vida, do nosso trabalho para poder partilhar com a comunidade. É o meio para que, embora não sendo deste mundo mas presente no mundo, a Igreja possa seguir com sua missão de evangelizar – religiosa e socialmente. Religiosa – provendo o que a comunidade necessita para os cultos e catequeses, provendo os folhetos, as hóstias, o som e etc. A Social – prestando socorro, que pede Jesus, aos mais pobres, providenciando o que é urgente – comida, remédio, roupas, etc. 

Somos todos corresponsáveis como batizados em suportar a comunidade, exercendo o direito em ser dizimista; ao entender que devemos nos entregar a Deus, participar com intensidade das celebrações.

Concluímos que quando vemos Jesus pregado na cruz, vemos a oferta das ofertas – a que nos salva de tudo. Que brote em nós o dom do Espirito Santo, para que tenhamos sabedoria para entender o que é o dízimo; coragem para vencer o egoísmo, ter alegria na doação e abrir nossos corações, para caminhar ao encontro do coração d´Ele.

Que possamos oferecer de todo coração tudo o que podemos.

Sergio Perazo 
Membro Auxiliar do Conselho Econômico


Oração do Dizimista

“Recebei Senhor, a minha oferta. Não é uma esmola, porque não sois mendigo! Não é um auxílio, porque não precisais dele! Também não é o que me sobra que vos ofereço. Esta oferta representa minha gratidão! Pois o que tenho eu o recebi de vós. Amém!