segunda-feira, novembro 06, 2017

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


Somente Deus é Santo 

Em todas as nossas Missas, no início da Oração Eucarística, o padre nos convida a proclamar a santidade divina dizendo, no final do Prefácio: "por isso, com todos os anjos e santos, cantemos a uma só voz." Todos cantamos: "Santo, Santo, Santo é o Senhor!" Este canto é tirado do livro do profeta Isaias (6,3). Veja que não diz que o "Senhor é Santo", como erradamente cantam algumas canções, mas diz: "Santo, Santo, Santo é o Senhor". Quando se diz que o Senhor ou que Deus é santo, estamos dando um adjetivo, uma qualidade a Deus. Quando dizemos que Santo é o Senhor, estamos falando daquilo que Deus é, da essência divina. Não se trata de, apenas, um jogo de palavras, mas de dizer quem é Deus. Assim, dizemos que Deus é Santo, o único Santo e que ninguém mais é santo a não ser Deus. A santidade divina, portanto, não é um adjetivo, um atributo ou uma descrição, mas é aquilo que Deus é de fato: Santo! 

Participamos da santidade divina 

Quando dizemos que Deus é santo, que a santidade é a essência de Deus, estamos falando de Mistério. Mistério no sentido de estar distante de nós. É somente através da distância que compreendemos e entramos em contato com a santidade divina. Mas, a santidade divina é feita de amor, como define São João: "Deus é amor!" Foi o amor divino que escolheu um povo para que se tornasse "nação santa". Escolheu pessoas, como os profetas, para que fossem reflexos da sua santidade divina no meio da terra. Mais que isso, enviou seu Filho Jesus e, com ele, toda sua santidade divina, para que pudéssemos não apenas contemplar e adorar a santidade de Deus, mas dela participar. É o que diz Jesus, quando fala a Pedro, na cena do lava-pés, para que ele se deixe tocar pelas mãos divinas e possa ter parte com Jesus e assim participe da santidade divina. Nós podemos e nos tornamos santos e santas por participação na vida divina


Chamados a ser santos e santas 

Deus é o único santo, mas nós podemos participar da santidade divina. É o que ouvimos na 1ª leitura, quando João fala de uma multidão incontável de assinalados, todos de pé diante do trono do Cordeiro. Assinalados significa marcados pelo Sangue de Jesus Cristo, marcados pela vida de Jesus Cristo. São aqueles que participam da santidade divina e se encontram com Deus, depois de passar pela grande tribulação, isto é, depois de passar pela vida terrena. As bem-aventuranças, que ouvimos no Evangelho, estão no contexto da 1ª leitura, orientando como passar pela grande tribulação. Cada uma das bem-aventuranças indica o modo de participar da santidade divina, não se apegando ao mundo, mas vivendo em espírito de pobre; promovendo a paz, cultivando a misericórdia, e assim por diante. Somos chamados a participar da santidade divina. Muitos irmãos e irmãs nos precederam neste caminho. São estes que chamamos de santos e santas. São exemplos para que também sejamos santos e santas. Amém! 

As crianças da catequese apresentam a vida de São Conrado no dia de Todos os Santos.