segunda-feira, março 12, 2018

IV DOMINGO DA QUARESMA



"Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado." Jo 3,14


No Evangelho, a escolha pela escuridão e não pela luz coloca cada um de nós em risco de vida, porque quem caminha na escuridão não tem um endereço para chegar em algum lugar. Rejeitar a Palavra, rejeitar a luz é se exilar da vida. Mas, veja bem o que diz Jesus, esta não é uma proposta divina, mas uma escolha humana. Eu e você conhecemos a Palavra e sabemos que o Evangelho é a luz de Jesus em nós; mesmo assim podemos rejeitá-la e, neste caso, arcaremos com as conseqüências.


 Nós escolhemos

Somos nós que escolhemos viver na luz divina ou nas trevas. São Paulo, na 2ª leitura, fala muito bem de que a proposta divina é uma proposta de amor, porque Deus é rico em misericórdia. No final da leitura, Paulo dizia que o próprio Deus cria condições para que possamos praticar obras boas; obras que são divinas, capazes de acender a luz do Evangelho entre nós, como Jesus dizia a Nicodemos. Mas, mesmo assim, muitos preferem as obras do pecado e, deste modo, apagam cada vez mais a luz divina em suas vidas. Quanto mais alguém apaga a luz divina na própria vida, tanto mais se torna vazio, vive às escuras nesse mundo, e sua vida torna-se sem sentido e vazia. Que escolha você está fazendo para a sua vida? Eis porque este tempo de Quaresma é um forte apelo de conversão para acolher a Palavra de Deus na própria vida e para acender a luz divina dentro de nós. Isso deve ser feito na liberdade e não por medo. Converter nossas escolhas; aprender a escolher a luz e não as trevas. Converter-se!


Conversão por crer no perdão divino

Conversão com medo de castigo, não é conversão, é um ato de esperteza para se dar bem. Conversão de verdade só acontece quando a pessoa sente vontade autêntica de se tornar melhor. Sente necessidade de abandonar a escuridão para viver na luz, para se tornar melhor, para viver totalmente livre, a partir do próprio coração, a partir da vida interior. Muitas são as pessoas que vivem com um grande vazio interior porque vivem com a vida escurecida pelo pecado ou por caminhos que não são de Deus. São pessoas, como dizia o salmista, tristes, com o coração dolorido, com o coração escurecido, com saudades de tempos livres e felizes. Hoje, o apelo da Quaresma para nos converter pede que consideremos se vivemos livres ou exilados; se vivemos exilados em vícios, em idolatrias, em busca de prazer, em fugas... O apelo de conversão pede que consideremos se vivemos na luz ou na escuridão; escuridão que se manifesta pelo vazio interior. Pense um pouco na sua vida e considere como você escolheu viver. Amém!










Agradecemos um ano de trabalho do seminarista Vitor na Comunidade paroquial de São Conrado, celebrado hoje, dia 12 de março de 2018, e com alegria acolhemos o seminarista Leandro que trabalhará conosco.
Padre Marcos