sexta-feira, novembro 13, 2015

NOVEMBRO VERMELHO, O TERRORISMO DE TODOS OS DIAS



Novembro vermelho, os rios e o terror


Neste mês de novembro assistimos duas formas de terror, ou o terrorismo com faces diferentes. Em Bento Rodrigues, em Minas Gerais e em Paris, na França. Os fatos recentes nos mostram que o terrorismo também é descaso e incompetência de gestão governamental, tanto na França quanto no Brasil.
Os rios que nos nutrem com a abundância de suas águas, com abundância de suas faunas e abundância de suas belezas, o Rio Doce e o Rio Sena, foram cenários do derramamento de sangue de vítimas inocentes. 


Hoje 14 de novembro de 2015 despertamos assustados com o terrorismo sangrento na França, o mesmo poderia ter sido evitado se os governantes tivessem cumprido o que prometeram desde janeiro de 2015 por ocasião dos atentados aos jornalistas do Charlie Hebdo. A população da França e turistas nunca estiveram seguros, não estavam e não estão seguros. O Rio Sena com a sua beleza natural e histórica foi mais uma vez cenário do radicalismo e do extremismo.

No Brasil infelizmente a convivência com o terrorismo é comum e aparentemente sem solução a curto prazo, ele se dá na Saúde Pública, na Educação, na Segurança Pública enfim no dia a dia de todos os brasileiros. Neste mesmo mês de novembro a tragédia em Bento Rodrigues com o rompimento da barragem de rejeitos Fundão e os desdobramentos da tsunami de lama que não só levou vidas mas abortou o futuro de inúmeras famílias de Minas Gerais até o Espirito Santo nos faz pensar, nos faz refletir.. Evidentemente cabe a nós a solidariedade mas também a reflexão em meio a maior crise hídrica (e econômica) no Brasil (e também no Mundo) , o terrorismo causado pelo descaso e pelo desinteresse, pela cultura da morte nos atinge e nos faz pedir ao Altíssimo que nos envie mais uma vez o Seu Espírito para discernirmos como vamos decidir o futuro da nossa Nação.

É triste assistir o que ocorreu em Paris? Respondo afirmativamente que sim, porém é mais triste e mais doloroso assistir o que ocorre com o nosso País, o Brasil.
Que Deus abençoe a França e os franceses, mas que Deus liberte o Brasil "ainda que seja tarde"

Padre Marcos Belizário Ferreira







Senhor, Deus da paz, tu que criastes o homens para serem herdeiros da Tua glória, nós Te bendizemos e agradecemos porque nos enviastes Jesus, Teu Filho bem-amado. Tu fizeste dele, no mistério da Sua Páscoa, o realizador da nossa salvação, a fonte de toda paz, o laço de toda fraternidade. Agradecemos pelos desejos, esforços e realizações que Teu Espírito de paz suscitou em nossos dias, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade. Abre mais ainda nosso espírito e nosso coração para as exigências concretas do amor a todos os nossos irmãos, para que sejamos, cada vez mais, artificies da paz. Lembra-Te, ó Pai, de todos os que lutam, sofrem e morrem para o nascimento de um mundo mais fraterno. Que para os homens de todas as raças e línguas venha Teu reino de justiça, paz e amor. Amém.



Seigneur, Dieu de la paix, qui ont créé les hommes pour être héritiers de ta gloire, nous te bénissons et vous remercie parce que vous nous avez envoyé Jésus, ton Fils bien-aimé. Tu l'as fait, dans le mystère de sa Pâques, le directeur de notre salut, la source de toute paix, le lien de toute fraternité. Nous apprécions les souhaits, les efforts et les réalisations que ton Esprit de paix soulevés aujourd'hui de remplacer la haine par l'amour, la méfiance pour la compréhension, l'indifférence à la solidarité. Ouvre davantage nos esprits et nos cœurs aux exigences concrètes de l'amour à tous nos frères, que nous soyons de plus en plus artíficies de paix. Rappelez-vous, ô Père, de tous ceux qui luttent, souffrent et meurent à la naissance d'un monde plus fraternel. Que pour les hommes de toutes les races et les langues venir ton règne dejustice, de paix et d'amour. Amen.