sábado, dezembro 12, 2015

DOM KARL JOSEF ROMER, 40 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL



Bispo titular de Columnata 
Secretario Emérito do Pontifício Conselho para a Família 
Vigário Geral da nossa Arquidiocese

Nascido a 8 de julho de 1932 em Benken (Diocese de Sankt Gallen), na Suíça. Frequentou cursos de filosofia em Appenzell (1950-1952) e os teologia em Innsbruck (Áustria), em Mônaco da Baviera e na Pontifícia Universidade de Gregoriana (1952-1957), recebendo doutorado em teologia dogmática e obtendo ainda uma especialização em educação religiosa.

Ordenado sacerdote a 22 de março de 1958 em Sankt Gallen, na Suíça, foi Vigário Coadjutor em Sargas (1958-1961) e St. Gallen (1961-1964). Anos mais tarde, foi enviado como missionário “fidel donum” para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, onde foi pároco, responsável pela formação dos catequistas, professor na Universidade Católica e no Instituto Superior de Teologia ( 1965-1971). Transferindo-se para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi professor de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972-1974) .

A 28 de outubro de 1975 foi eleito Bispo titular Columnata e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro pelo Beato Papa Paulo IV, recebendo a ordenação episcopal a 12 de dezembro. Como Bispo auxiliar, foi o responsável pela pastoral vocacional e pelo Seminário Diretor da Faculdade de Filosofia, Diretor do Instituto Superior de Direito Canônico, Presidente da Comissão Arquidiocesana de Doutrina e responsável pelo Vicariato para a vida religiosa feminina, membro da Comissão Episcopal para a Doutrina e Presidente do Regional “Leste 1” (Estado do Rio de Janeiro) da CNBB.


Dom Romer publicou numerosos artigos em periódicos especializados de teologia, sendo, inclusive, presidente para a edição brasileira da revista internacional de cultura “Communio”. Após tornar-se “emérito”, regressou para o Rio de Janeiro, assumindo a direção do Instituto Superior de Ciências Religiosas, sendo também nomeado recentemente Vigário Geral da nossa Arquidiocese.