segunda-feira, maio 23, 2016

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE




A ação do Espírito Santo em nós e na Igreja

Sei que você prestou atenção na Palavra que Deus nos dirigiu hoje. Trata-se de uma Palavra que traz conforto e ao mesmo tempo compromisso. Aliás, toda vez que refletimos a Palavra de Deus sentimos o conforto dentro de nós; mas isso não basta. A Palavra de Deus traz também um compromisso. Ficar só no conforto é compreender a Palavra de Deus de modo fragmentado, deixando de lado aquilo que também é importante: o compromisso que a Palavra da Bíblia nos traz. O conforto que nos vem da Liturgia da Palavra no dia de hoje é marcado pela promessa de Jesus, no Evangelho que ouvimos. Cristo diz que o Espírito Santo nos conduzirá à verdade e que pela ação do Espírito Santo nós conheceremos toda a verdade que nos foi revelada por Jesus Cristo. Até mesmo as coisas futuras nos serão anunciadas. 





Ação Trinitária em nossas vidas

Aqui temos uma primeira verificação da ação trinitária em nossa vida. Essa palavra de Jesus Cristo demonstra como a Trindade age em nossa Igreja. O Pai enviou seu Filho para nos revelar o seu projeto de vida, que é o Reino de Deus. O Filho, que esteve conosco, anunciou a Boa Nova e mostrou o rosto de Deus, sua bondade e seu amor imenso. Agora, temos entre nós o Espírito Santo de Deus que continua agindo em nossa Igreja, para que possamos entender toda a verdade revelada por Jesus Cristo. Mas, o que é a verdade? Essa pergunta ficou sem resposta a Pilatos, porque ele, Pilatos, não conheceu Jesus como Mestre. A verdade é Jesus Cristo. São Paulo nos falava na 2ª leitura que fomos justificados, quer dizer: nos tornamos santos, justos porque recebemos a vida de Deus dentro de nós, por isso temos direito à salvação por causa de Jesus Cristo que nos trouxe a vida de Deus. Novamente a Trindade está agindo: O Pai quer que tenhamos mais vida, o Filho nos traz essa vida e o Espírito Santo confirma a vida divina, a vida plena, a vida de santidade em nossas vidas pessoais. 


















O compromisso de viver como filhos e filhas

Tudo isso que refletimos até aqui é a palavra de conforto que nos vem da Bíblia. O Deus Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo vêm até nós para trazer vida divina, vida do próprio Deus. Nós temos a vida de Deus em nós porque Deus nos ama. Essa é a palavra de conforto. Agora, como dizia no início da reflexão, existe também uma palavra de compromisso. E, o compromisso que vem da Palavra que ouvimos hoje é muito sério. Uma vez que temos a vida divina dentro de nós, somos chamados a viver como filhos e filhas de Deus no meio da sociedade. Nossas atividades, nossas palavras, nosso relacionamento com as pessoas devem mostrar e demonstrar que Deus vive dentro de mim. Se Deus Pai e Filho e Espírito Santo tanto me ama e vem a mim, que faz morada em minha vida, é preciso que isto seja retribuído com um empenho que testemunhe tanto amor. De outro lado, existe também o compromisso comunitário. Se Deus Trindade tanto nos ama e se faz presente em nossa Igreja pela ação do Espírito Santo e continuamente nos comunica a Salvação, entendemos também que nosso empenho comunitário não pode ser menor. Somos vocacionados a viver em comunidade, mas numa comunidade fundamentada no amor. Poderá haver faltas e falhas, porque somos humanos, mas estas deverão ser superadas por gestos de amor, de perdão e de acolhimento.