segunda-feira, junho 12, 2017

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE- X DOMINGO DO TEMPO COMUM



Celebrar a Trindade é celebrar a presença do amor de Deus entre nós. Nós cremos que Deus é amor, cremos que Deus vive no amor e não pode não ser amor. Por isso, um modo de celebrar a Trindade é considerar, não tanto uma doutrina incompreensível, mas a Trindade como fonte do amor. 

De fato, a celebração da Santíssima Trindade é a celebração do Deus amor. Amor que necessariamente cria laços e relacionamentos, como é o relacionamento perfeitíssimo na Trindade Santa. O oposto do amor é o egoísmo, que se caracteriza pelo rompimento e negação a relacionamentos. Assim, entende-se que o amor Trinitário é necessário para que Deus seja Deus. Se Deus é amor, é necessário que seja comunidade; comunidade só subsiste no amor e por causa do amor. Não existe comunidade sem amor e não existe amor que não fomente e não gere comunidade. 

Deus é amor, como define São João, e isso ajuda-nos a compreender a grandeza da vida que dele recebemos: uma vida de amor, vida que se traduz em relacionamentos. Sem amor não existe relacionamento s sem relacionamentos não existe vida; envereda-se pelo caminho da depressão. Olhando para a Trindade Santa, comunidade de amor, compreendemos que se trata de um Deus família. Uma família que vive o amor e que é amor. Deste modo, podemos apresentar a Trindade Santa como modelo e fonte de todo o amor familiar. Pais e filhos são convidados olhar este modelo perfeito do relacionamento fundado no amor. Um incentivo a favorecer relacionamentos saudáveis entre nós pelo amor e no amor. É justamente este amor que fará com que nossas famílias sejam mais santas e mais Trinitárias. É este amor que fará com que nossas famílias sejam mais autenticamente cristãs e testemunhas sinceras do amor divino no meio da terra. 

(Francisco Régis) 
Liturgia.pro