domingo, outubro 21, 2012

PODEIS BEBER O CÁLICE...


Jesus bebeu o cálice de sua vida. Experimentou louvor, adulação, admiração e imensa popularidade. Também experimentou rejeição , ridicularização e o ódio das massas. Uma hora as pessoas gritavam “hosana”; outra hora gritavam “crucifica-o”. Jesus tomou isso para si, não como um herói adorado e depois desprezado, mas como aquele que veio cumprir uma missão e manteve seus esforços nela quaisquer que fossem as reações.

Jesus sabia no fundo de seu coração que teria de beber o cálice para finalizar o trabalho que seu Pai amado lhe havia conferido. Ele sabia que beber o cálice traria a ele liberdade, glória e completude. Sabia que o conduziria para além das armadilhas deste mundo, para o esplendor da ressurreição. Esse conhecimento tinha pouco a ver com saber e compreender. Era conhecimento do coração no jardim do amor eterno.

Por isso, o cálice que Jesus estava disposto a beber, e que bebeu até que estivesse totalmente vazio, tornou-se o cálice da salvação. No Jardim do Getsêmani, o jardim do medo, o coração de Jesus clamou com o salmista: “Nenhum homem é digno de confiança...tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor”.


“Salvação” é ser salvo. Mas do que precisamos ser salvos? A resposta tradicional e a melhor: do pecado e da morte. Estamos presos pelo pecado e pela morte como em um armadilha de caçador.

Quando paramos para pensar um pouco sobre as várias formas de dependência – drogas (também o álcool), comida, jogo, sexo - temos uma idéia do que é essa armadilha.

O pecado e a morte nos aprisionam.


Muitas vezes até mesmo parece impossível de ser percorrido. Se não estivermos preparados para beber nosso cálice, a verdadeira liberdade escapará de nós.
Salvação não é apenas um objetivo para a vida após a morte. É uma realidade diária que podemos viver aqui e agora.

E quando nos sentamos juntos ao redor do altar e ofereço a todos um cálice de vinho, posso dizer com profunda certeza: “Eis o cálice da salvação”.

TEMOS QUE BEBER NOSSO CÁLICE VAGAROSAMENTE, SABOREANDO CADA GOLE – ATÉ O FIM! VIVER UMA VIDA COMPLETA É BEBER NOSSO CÁLICE ATÉ QUE ELE ESTEJA VAZIO, ACREDITANDO QUE DEUS IRÁ ENCHÊ-LO DE VIDA ETERNA.

Cf  “Podeis beber o cálice?” Henri J.M. Nouwen; Ed Loyola, 2002