domingo, fevereiro 10, 2013

PESCADOR DE HOMENS - V DOMINGO TEMPO COMUM - ANO C

PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA PRESIDE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NA VILA CANOAS EM SÃO CONRADO - RJ 
Nunca saberemos o que levou os primeiros discípulos a abandonar tudo tão depressa: barca e redes, profissão e família  para seguir o convite de Jesus; Lucas nos faz compreender que foi um milagre: a pesca milagrosa.
Talvez o milagre mais verdadeiro daquele momento foi o que se deu dentro deles, eles é que foram “pescados” na rede de Deus, naquele modo delicado e irresistível que sempre caracterizou os grandes chamados de Deus. 
PARÓQUIA SÃO CONRADO 
Na primeira Leitura como no Evangelho de hoje tudo converge para um final, isto é, para o convite: NÃO TEMAS, DORAVANTE SERÁS PESCADOR DE HOMENS.

"Ele encontrava-Se na margem do lago de Genesaré e viu dois barcos estacionados no lago. Os pescadores tinham deixado os barcos e estavam a lavar as redes.
Jesus subiu para um barco, que era de Simão, e pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois sentou-Se e do barco pôs-Se a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: "Faz-te ao largo e lançai as redes para a pesca". Respondeu-Lhe Simão: "Mestre, andamos na faina toda a noite e não apanhamos nada. Mas, já que o dizes, lançarei as redes".
Eles assim fizeram e apanharam tão grande quantidade de peixes que as redes começavam a romper-se.
Fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco para os virem ajudar; eles vieram e encheram ambos os barcos de tal modo que quase se afundavam.
Ao ver o sucedido, Simão Pedro lançou-se aos pés de Jesus e disse-Lhe:
"Senhor, afasta-Te de mim, que sou um homem pecador".

Na verdade, o temor tinha-se apoderado dele e de todos os seus companheiros, por causa da pesca realizada. Isto mesmo sucedeu a Tiago e a João, filhos de Zebedeu,
que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: "Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens".
Tendo conduzido os barcos para terra, eles deixaram tudo e seguiram Jesus".
CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS VILA CANOAS
Esse não é um seguimento qualquer de Jesus, a exemplo das multidões que seguem para ouvir sua Palavra e comer seu pão; é um seguimento de Jesus para ser “pescador de homens”, isto é, para partilhar sua missão, para ser colaboradores, para ser a primeira comunidade cristã, embrião da Igreja. Os apóstolos são só chamados que por sua vez devem seguir chamando.

Na segunda leitura encontramos estes mesmos apóstolos, depois da Páscoa, ni auge de sua atividade de pescadores. Em que consiste seu papel? O que fazem na realidade? 

“TRANSMITEM” que “Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia”; enfim, dão testemunho de Jesus com, a pregação e tal testemunho é como uma grande rede que é lançada em ondas sucessivas, repetindo cada vez o milagre da pesca milagrosa: Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Rm 10,18). 

Aderiam ao Senhor fieis em número cada vez maior, uma multidão de homens e mulheres. Tal “captura” não era vista como desgraça, mas antes como salvação: as pessoas que se convertiam do paganismo tinham a sensação de ter sido como que tiradas para fora de um mar profundo de perdição e de trevas e transferidas ao reino da luz (cf. Cl 1,13s). Cair nesta rede não é ser “enredados”, mas ser salvos do naufrágio.

 Talvez também por esse motivo os primeiro cristãos gostavam de se definir, com alegria e reconhecimento, como “peixinhos”, isto é, peixinhos retirados do mar.

Cf O VERBO SE FAZ CARNE , Raniero Cantalamessa , página 624-625