quinta-feira, agosto 29, 2013

O SACRAMENTO DO BATISMO


Jesus entra em contato com o Pai e o céu abre-se sobre Ele. O céu abre-se sobre nós no Sacramento. Quanto mais vivemos em contato com Jesus na realidade do nosso Batismo, tanto mais o céu se abre sobre nós.

O sinal da cruz, no princípio da celebração, manifesta a marca de Cristo impressa naquele que vai passar a pertencer-Lhe, e significa a graça da redenção que Cristo nos adquiriu pela sua cruz.

O anúncio da Palavra de Deus ilumina com a verdade revelada os candidatos e a assembleia e suscita a resposta da fé, inseparável do Batismo. 

Na verdade, o Batismo é, de modo particular, o “sacramento da fé”, uma vez que é a entrada sacramental na vida da fé. Batismo significa a libertação do pecado.
A água batismal é então consagrada, a Igreja pede a Deus que, pelo seu Filho, o poder do Espírito Santo desça a esta água, para que os que nela forem batizados “nasçam da água e do Espírito” (Jo 3, 5).
O batismo propriamente dito, significa e realiza a morte para o pecado e a entrada na vida da Santíssima Trindade, através da configuração com o mistério pascal de Cristo.

 O Batismo é realizado, do modo mais significativo, pela tríplice imersão na água batismal.
PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA - PARÓQUIA SÃO CONRADO RJ
O sentido e a graça do sacramento do Batismo aparecem claramente nos ritos da sua celebração. Seguindo, com participação atenta, os gestos e as palavras desta celebração, os fiéis são iniciados nas riquezas que este sacramento significa e realiza em cada novo batizado.
Em Jesus Cristo vemos que Deus vem ao nosso encontro. No Batismo cristão, instituído por Cristo, não agimos sozinhos com o desejo de sermos purificados, com a oração para alcançar o perdão.
SÍMBOLOS DA CELEBRAÇÃO DO BATISMO 
Sinal da Cruz: é traçado no peito e na testa da pessoa, para significar que pelo batismo, ela participa da morte e ressurreição libertadora de Cristo. 
Água: significa purificação e fonte de vida. Ninguém pode viver sem água.
Vela acesa: significa a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. É sinal da presença do Espírito na vida da pessoa.
Óleo: se uma gota de óleo cair na roupa logo se espalha no tecido. O Espírito de Cristo deve penetrar na vida do cristão e fortalecê-lo na luta contra as forças do mal. Como o óleo penetra na pele da criança, assim Cristo penetra na vida da pessoa.
Veste Branca: símbolo de que o cristão foi revestido de Cristo. Veste da graça.

 No Batismo é o próprio Deus que age, é Jesus que age através do Espírito Santo. No Batismo cristão está presente o fogo do Espírito Santo. É Deus que age, e não apenas nós. Deus está presente. Ele assume e torna os seus filhos vossos filhos.
O Batismo apaga o pecado original, opera o perdão dos pecados, torna-nos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Jesus Cristo, membros da Igreja. Somos irmãos e irmãs uns dos outros e podemos dizer de verdade: "Pai nosso que estais no céu". O Batismo é um começo, primícia de Deus que é preciso fazer frutificar ao longo de toda a vida. Se formos fiéis a Cristo na fé, na esperança e na caridade, então, a graça recebida no Batismo atua em nós e cresce. O Batismo encontra, portanto, a sua plena realização na santidade a que todos somos chamados e que se realiza progressivamente graças ao crescimento da vida de Deus em nós.

Fotografia Cris Rezende
contato@crisrezende.com 





---