sexta-feira, outubro 04, 2013

BÊNÇÃOS NO DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco purificado interiormente pela ação do Espírito Santo que o conduziu a renúncias ao contemplar a natureza, nela somente via reflexos da imagem de Deus, de sua bondade e beleza. Assim, as criaturas não se constituem em obstáculos para se encontrar Deus e amá-lo.
São Francisco de Assis tudo transformava, através do amor universal, humildade e compaixão. O homem santo não teme perder sua pureza, no meio dos impuros. 
Do mesmo modo que Cristo mostrou a via vivendo entre os sofredores e entre os humildes, São Francisco se mistura aos doentes, aos desesperados e aos pobres.
E é pelo esforço constante em direção à partilha do que lhe é dado com aqueles que não têm nada, que se fortificam suas aspirações e seus méritos, ao mesmo tempo que suas faculdades espirituais.
Amava intensamente a Deus e ao próximo, vivia à luz de uma fé profunda, que compartilhava com os pobres e abandonados. Sua vida era de orações e sacrifícios, para fundir-se com Aquele que tanto amava. Doava-se com franca generosidade, como se estivesse

doando-se ao próprio Jesus.
São Francisco era um místico em toda a essência da palavra, pois tinha a total percepção das personalidades divinas, o contato com o plano espiritual era constante e lançava-se sem medo em direção do Pai que lhe dava a vida, em direção ao Filho que lhe dava o processo intelectual através do Verbo e através do Amor, e ia em direção do Espírito Santo que o iluminava constantemente

UMA ORDEM DE IRMÃOS
A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho.  Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes). 
O próprio Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo. Desde o início, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser franciscanos. 
Algum tempo depois, sobretudo quando Santo António, professor de Teologia, ingressou na Ordem, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes. Mais tarde, a maioria dos frades passou a se ordenar.
Mas até hoje, dentro da ordem Franciscana, convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não sacerdotes (estes chamados outrora de irmãos leigos, por não serem sacerdotes), cada um exercendo a sua função. Esse é, sem dúvidas, um dos aspectos mais belos da Ordem criada por São Francisco. Obs.: A sigla O.F.M., que geralmente aparece depois do nome dos frades, quer dizer Ordem dos Frades Menores.
AS DIVERSAS ORDENS FRANCISCANAS
Durante os quase 800 anos que nos separam daquele belo início da Ordem, surgiram divergências devido às diferentes compreensões sobre a melhor maneira de continuar a viver o ideal franciscano. Alguns queriam viver exatamente como Francisco e seus primeiros seguidores. Outros sentiam a necessidade de adaptar a maneira de viver às exigências dos novos tempos. E assim começaram as divisões. Como conseqüência temos hoje quatro Ordens Franciscanas masculinas, chamadas de Primeira Ordem: Ordem dos Frades Menores. Sigla: OFM
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.Sigla:OFM Cap/Ordem dos Frades Menores Conventuais.Sigla: OFM Conv/Frades da Terceira Ordem Regular.Sigla: TOR 


FRANCISCO É AINDA O FUNDADOR DE MAIS DUAS ORDENS FRANCISCANAS:
A Ordem das Irmãs Clarissas – chamada de 2ª Ordem – destinada às religiosas reclusas (contemplativas), seguidoras de Santa Clara de Assis.
A Ordem Franciscana Secular – chamada de 3ª Ordem – destinada aos leigos, casados ou solteiros.
OFS - OS LEIGOS – SOLTEIROS OU CASADOS -TAMBÉM PODEM SER FRANCISCANOS!
Francisco não abriu caminho apenas para os Religiosos consagrados pelos votos de Pobreza, Obediência e Castidade (que fazem parte de uma Congregação ou Ordem Religiosa) viverem o Evangelho, mas também para leigos, casados ou solteiros.
Trata-se da Ordem Franciscana Secular, cuja sigla é OFS. É a maneira que Francisco encontrou para não excluir ninguém da possibilidade de ser seguidor ou seguidora de Cristo, à sua maneira. Na Ordem Franciscana Secular qualquer cristão ou cristã pode viver o ideal franciscano, fazendo parte de uma Fraternidade Franciscana.
Vendo a presença de Deus em tudo, Francisco compôs o belíssimo Cântico das Criaturas em que manifesta irmandade até mesmo com os seres inanimados ao neles perceber que, como o homem, foram criados pelo Altíssimo, a quem é devido todo o louvor:
  SÃO FRANCISCO DE ASSIS PADROEIRO DA ECOLOGIA
São Francisco partiu para a eternidade no início da noite de 3 de outubro de 1226, sendo canonizado menos de dois anos depois. Biografado por vários de seus filhos espirituais, teve a vida divulgada em verso e em prosa até mesmo por tradição oral, em que a verdade e a lenda se entrelaçaram tão magnífica e pitorescamente que, ainda que alguns detalhes não correspondam minuciosamente à história da família franciscana, retratam muito bem o espírito do franciscanismo e de seu Fundador,  o seráfico São Francisco de Assis, cuja comemoração litúrgica ocorre em 4 de outubro.

BENÇÃO SOBRE O BAIRRO DE SÃO CONRADO NA RAMPA DA PEDRA BONITA
Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos, porque pela vossa palavra criastes todas as coisas para o bem do homem. Que os trabalhos realizados neste local se torne uma bênção para nosso bairro de São Conrado e que nunca seja causa para qualquer injustiça.
Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos, porque destes ao homem a inteligência e a força de trabalho, a criatividade e a vontade de realizar coisas novas. Que neste local todos usem as suas aptidões para aperfeiçoar a vida dos homens, sem nunca destruir ou distorcer os vossos planos.

Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos, porque não quisestes terminar sozinho a obra da criação e fizestes do homem vosso colaborador. Que neste local todos saibam trabalhar em equipe, um respeitando o outro, em espirito de fraternidade e colaboração e nunca de competição e de opressão.

Abençoai, pois, Senhor este local e todos que aqui trabalham, moram ou fazem o seu lazer para que sejais em tudo glorificado, ó Pai, por Jesus Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a glória e o poder, agora e para sempre.
Amém

"O QUE HOJE EU NÃO POSSO VER, POR CAUSA DAS NUVENS, ELE, O CRIADOR E PAI DE TODOS, VÊ. DEUS NOS ACOMPANHA, E POUSA SOBRE NÓS COMO A NUVEM QUE ACOMPANHAVA O POVO DE ISRAEL OU COMO AQUELA QUE ENCOBRIU O SENHOR JESUS NO TABOR"
Padre Marcos 
durante a benção do bairro
04/10/2013


---