quarta-feira, outubro 23, 2013

FREI GALVÃO “A DOÇURA DE DEUS”

SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO, FRANCISCANO DA PROVÍNCIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL, DA ORDEM DOS FRADES MENORES E FUNDADOR DO MOSTEIRO DE NOSSA SENHORA DA LUZ,  “HOMEM DA PAZ E DA CARIDADE – A DOÇURA DE DEUS”.

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em São Paulo, no dia 11 de maio de 2007, como o primeiro santo brasileiro. Em 25 de outubro de 1998, por ocasião de sua beatificação, o Papa João Paulo II  cunhou a expressão que caracteriza sua vida a serviço do Evangelho: “Homem da Paz e da Caridade – a doçura de Deus”.
Muito mais do que “milagreiros”, os santos são para nós um exemplo de amor a Jesus e ao próximo. Em Santo Antônio de Sant’Ana Galvão podemos ver isso bem claramente.

Tanto é, que ele não é conhecido apenas por seus milagres, mas especialmente por causa da sua atividade apostólica na região Sudeste e Paraná, que o fez conhecido como Defensor da Justiça, Paz e Caridade, Padroeiro da Construção Civil, “Doçura de Deus”, como definiu João Paulo II.
Frei Galvão foi canonizado no dia 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI, em uma grande celebração no Campo de Marte, em São Paulo.
Mas liturgicamente, o dia de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão é comemorado em 25 de outubro, a data da sua beatificação pelo saudoso Papa João Paulo II. Frei Galvão morreu em 23 de dezembro de 1822 e está sepultado no Mosteiro da Luz, em São Paulo.

Contudo, este santo brasileiro, que era frade desta Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, viveu 60 anos no Convento São Francisco, no Largo São Francisco, em São Paulo.
Segundo Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, ter um santo que viveu entre nós tem um significado muito especial. “Significa, antes de tudo, que os santos não são mitos inventados pela fantasia humana, nem caíram do céu, como seres superiores, que não fazem parte da nossa experiência histórica.

São pessoas reais, com endereço e história pessoal, com familiares e parentes, e que também lutaram pela vida e sofreram. Os nossos santos são membros da família humana, irmãos de caminhada da comunidade eclesial.
Mas foram grandes cristãos, que viveram um intenso amor a Deus e aos irmãos, deixaram um testemunho de fé e caridade, que serviu e serve ainda como referência: muitas outras pessoas, olhando para eles ou aproximando-se deles, sentiram-se encorajadas a imitar seus exemplos e a viver como eles.

Os santos são grandes amigos de Deus, que já alcançaram a “casa do Pai”e agora vivem na companhia de Deus; e também são nossos amigos, totalmente interessados em que nós alcancemos igualmente a vida eterna e estejamos, um dia, em sua companhia. Por isso nós podemos recorrer à sua intercessão e eles pedem a Deus por nós”.
"Frei Galvão, no cenário brasileiro-franciscano, é para nós uma honra e uma glória, por ser o primeiro santo brasileiro a subir às honras do altar, destacando-se como o “Missionário da Paz e da Caridade”.

Foi um homem marcadoa pela fé e pela alegria, por ser possuído de Deus, por estar comprometido com os homens de seu tempo, fermentando em seu coração o Espírito do Senhor, fazendo-o o Apóstolo da Paz e do Bem. Frei Galvão é uma Bênção para a Província Franciscana da Imaculada e um Benfeitor para o povo brasileiro".

ORAÇÃO
"Deus, nosso Pai, que por vosso amor imenso nos deste Frei Galvão e através dele realizastes obras admiráveis, nós vos agradecemos por tão grande presente.
Obrigado, Senhor, pela sua vida, pela sua obra grandiosa, por lembrar-se de nós, através de vosso servo e nosso irmão Frei Galvão. Que nossa vida seja palavra e sinal do vosso Reino.
Ajuda-nos a crescer em sabedoria, idade e graça, a crescer cada vez mais na vivência concreta e histórica do amor fraterno, partilhando o que somos e o que temos de modo especial com os mais necessitados.
Fazei-nos instrumentos de vosso amor: onde houver pobres, marginalizados e necessitados, que levemos, como Frei Galvão, o pão da presença amiga e solidária, que se traduz em gestos concretos de solidariedade e de promoção à vida.
Senhor, dai-nos acolher com o coração alegre todos os irmãos que passam pela nossa vida, buscando paz, alegria, palavra de conforto e presença amiga.
Despertai-nos para o amor e para a devoção a vossa Mãe Santíssima,ajudai-nos a venerá-la sempre como Imaculada a proclamá-la santa com nossa palavra e principalmente com a nossa vida.
Fazei que sejamos sempre seus filhos e que a ela recorramos sempre, agora e na hora da nossa morte.
Senhor, que derramastes vosso Espírito Santo em Frei Galvão e através dele operastes maravilhas, derramai sobre nós vosso Espírito, reacendendo em nós o fogo do amor, do ardor missionário. Aumentai nossa fé! Fazei que nos coloquemos diante de vós como vossos fiéis servidores, obedientes à vossa Palavra.

Peço-vos, por tudo que fez e sofreu o vosso servo Frei Antônio de Sant “Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo. Amém."


Frei Atílio Abati, ofm 
www.franciscanos.org.br
www.cancaonova.com