segunda-feira, outubro 07, 2013

O ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA

"O ROSÁRIO TRANSPORTA-NOS MISTICAMENTE PARA JUNTO DE MARIA (...) PARA QUE ELA NOS EDUQUE E NOS PLASME ATÉ QUE CRISTO ESTEJA FORMADO EM NÓS PLENAMENTE" - Papa João Paulo II


"Nunca, como no Rosário, o caminho de Cristo e o de Maria aparecem unidos tão profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo".

Recordemos as inspiradas palavras do Beato João Paulo II, na Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariæ":  
"O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações.
A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto. O Rosário é minha oração predileta. Oração maravilhosa! "Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral! "Não te deixaremos nunca mais! "Serás o nosso conforto na hora da agonia. Seja para ti o último ósculo da vida que se apaga. E a última palavra dos nossos lábios há de ser o vosso nome suave, ó Rainha do Rosário, ó nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, ó soberana consoladora dos tristes. Sede bendita em toda parte, hoje e sempre, na terra e no Céu. Amém."
“ROSARIUM VIRGINIS MARIAE”
“O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica,da qual é quase um compêndio. 

“Rosarium Virginis Mariae” nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.”

A devoção do Rosário encontrou na anunciação a Maria o primeiro quadro para contemplação. O colóquio entre Deus e a jovem Maria, mediado pelo anjo Gabriel, - “força de Deus”, decorre num clima de serena e alegre disponibilidade obediente da humilde "serva do Senhor". A disponibilidade de Maria decorre da reflexão ou meditação sobre a palavra proferida pelo enviado de Deus. Maria tenta uma exegese da mensagem, verdadeiramente surpreendente, pois se trata de um grandioso projeto de Deus, que a envolve. 

A contemplação de Maria sobre o primeiro mistério do seu envolvimento evangélico e messiânico é iluminada pela disponibilidade do Senhor, pronto a dar explicações. Maria acolhe-as e medita-as no seu coração. Deus não impõe uma tarefa absurda, mas “esforça-se” por convencer aquele que chama a participar nela.

O ROSÁRIO, QUE APARECEU ENTRE OS SÉCULOS XV E XVI, FOI DIVULGADO PELOS DOMINICANOS, TORNANDO-SE UMA DAS MAIS POPULARES DEVOÇÕES MARIANAS. NOSSA SENHORA RECOMENDOU-O INSISTENTEMENTE EM FÁTIMA.
A memória de Nossa Senhora do Rosário, inicialmente celebrada por algumas famílias religiosas, entrou na liturgia de toda a Igreja por disposição do Papa S. Pio V, dominicano, em 1572. Com essa festa, então abertamente chamada “comemoração da Bem-aventurada Virgem Maria da Vitória”, o Papa queria agradecer a Nossa Senhora a sua intervenção na vitória da frota cristã contra a dos turcos, em Lepanto, 
a 7 de Outubro de 1571. Atualmente celebra-se simplesmente a memória de Nossa Senhora do Rosário.
As orações dos santos são poderosas junto de Deus; e todavia não são mais do que as orações de servos. Mas as de Maria são orações de Mãe. 
Santo Antonino dizia: "a oração de Maria tem sobre o coração de Jesus a força de uma ordem". Também considera impossível que a divina Mãe peça ao Filho uma graça e que o Filho lhe recuse. "É impossível – dizia – que a Mãe não seja ouvida". É por isso que S. Bernardo nos exorta a pedir, por intercessão de Maria, todas as graças que desejamos alcançar de Deus. "Procuremos a graça – escreve – mas procuremo-la por Maria, porque ela é mãe; ela é sempre ouvida, e não pode obter uma recusa". Deste modo, vemos a imensa família dos cristãos recorrer a Maria como mãe amada e dedicada. Quem poderá contar os santuários, os altares, as imagens, as bandeiras, os escapulários, as imagens de Maria? 

A todo o momento, de todos os lugares da terra, se eleva um apelo filial: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores". E eu mesmo grito: "Augusta Mãe de Deus, rogai a Jesus por mim. Vede as misérias da minha alma, e tende piedade de mim. Sim, rogai e não cesseis jamais de rogar por mim, enquanto não me virdes no céu, seguro da minha salvação eterna. Ó Maria, sois a minha esperança, não me abandoneis" (Leon)


NUNCA DEIXE DE REZÁ-LO!
Sim, acatando fielmente essa exortação do Beato João Paulo II, nunca deixe de rezar o Rosário, 
sob pretexto de ter muitas distrações involuntárias, falta de gosto em rezá-lo, muito cansaço, insuficiência de tempo, ou qualquer outro. 
Para rezar bem o Rosário, não é necessário sentir gosto, ter consolações, nem conseguir uma aplicação contínua da imaginação. 
Bastam a fé pura e a boa intenção.
E veja quantos benefícios nos proporciona a recitação do Rosário!
• Eleva-nos ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo.
• Purifica nossas almas do pecado.
• Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos.
• Torna-nos fácil a prática das virtudes.
• Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo.
• Enriquece-nos de graças e méritos.
• Fornece-nos os meios de pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens.

“O ROSÁRIO É A ORAÇÃO DO CORAÇÃO, NA QUAL A REPETIÇÃO DA “AVE MARIA”
ORIENTA O PENSAMENTO E O AFETO PARA CRISTO.”
O mês de Outubro é chamado o mês do Rosário. Trata-se, por assim dizer, de uma “entoação espiritual” dada pela memória. 
Somos portanto convidados a deixar-nos guiar por Maria nesta oração antiga e sempre nova, que lhe é querida de modo especial porque nos conduz diretamente a Jesus da Bem-Aventurada Virgem do Rosário, que se celebra no dia 7., contemplado nos seus mistérios de salvação: jubilosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. 

"Nas pegadas do Venerável João Paulo II (Carta apost. Rosarium Virginis Mariae), gostaria de recordar que o Rosário é oração bíblica, totalmente embebida de Sagrada Escritura. É oração do coração, na qual a repetição da “Ave Maria” orienta o pensamento e o afeto para Cristo, e por conseguinte, faz-se súplica confiante à Mãe de Deus e nossa. 
É uma oração que ajuda a meditar a Palavra de Deus e a assimilar a Comunhão eucarística, a modelo de Maria que conservava no seu coração tudo o que Jesus fazia e dizia, e a sua própria presença. [...]"

Papa Bento XVI, Angelus, Praça de São Pedro, 10 de Outubro de 2010


www.cliturgica.org
www.arautos.org
www.amormariano.com.br

--