segunda-feira, outubro 14, 2013

SALVO PELA RAIZ - XVIII DTC - C

O QUE É UMA RELIGIÃO VIVIDA SEM AGRADECIMENTO? TODOS OS LEPROSOS FORAM CURADOS FISICAMENTE, MAS SÓ AQUELE QUE VOLTOU A JESUS DANDO GRAÇAS FICOU “SALVO” PELA RAIZ. 

A liturgia do XXVIII Domingo do Tempo Comum mostra-nos, com exemplos concretos, como Deus tem um projeto de salvação para oferecer a todos os homens, sem exceção; reconhecer o dom de Deus, acolhê-lo com amor e gratidão, é a condição para vencer a alienação, o sofrimento, o afastamento de Deus e dos irmãos e chegar à vida plena.

O Evangelho apresenta-nos um grupo de leprosos que se encontram com Jesus e que através de Jesus descobrem a misericórdia e o amor de Deus. 

Eles representam toda a humanidade, envolvida pela miséria e pelo sofrimento, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor, a sua salvação. Também aqui se chama a atenção para a resposta do homem ao dom de Deus: todos os que experimentam a salvação que Deus oferece devem reconhecer o dom, acolhê-lo e manifestar a Deus a sua gratidão.

Evangelho – Lc 17,11-19
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar num povoado, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”. Ao vê-los, Jesus disse-lhes: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”. E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra.
 Um deles, ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: “Não foram dez que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus
senão este estrangeiro?” E disse ao homem: “Levanta-te e segue o teu caminho;
a tua fé te salvou”.

 Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Dez leprosos vêm ao encontro de Jesus. 
A lei proíbe de entrar em contato com Ele. Por isso “param ao longe” e daí lhe pedem a compaixão que não encontraram naquela sociedade que os exclui: 
“Tem compaixão de nós”.

“Ao vê-los” ali, sós e marginalizados, pedindo um gesto de compaixão, Jesus não espera nem um pouco. Deus quer vê-los convivendo com todos: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.

Jesus não quer simplesmente realizar a cura das pessoas, ele quer a libertação integral e a reinserção social de todos os que são por ele curados. 

Quando Jesus manda que os dez leprosos se apresentem diante dos sacerdotes, ele está realizando a cura deles e quer que eles tenham autorização para voltar a participar ativamente da vida comunitária, o que não era permitido aos leprosos, que eram considerados impuros e, por isso, excluídos da sociedade. Somente quando os sacerdotes constatavam a cura da lepra, poderiam voltar ao convívio de todos.

O relato poderia terminar aqui. Mas interessa ao evangelista destacar a reação de um deles. Este homem “vê que está curado”: compreende que acaba de receber algo muito grande; sua vida mudou. Então, em vez de apresentar-se aos sacerdotes, “volta” para Jesus. Ali está seu Salvador.
Já não anda como um leproso, afastando-se das pessoas. Volta exultante. De acordo com Lucas, faz duas coisas. Em  primeiro lugar, “louva a Deus em alta voz”: Deus está na origem de sua salvação. Depois, prostra-se diante de Jesus e “lhe dá graças”: é este o Profeta bendito pelo qual chegou a compaixão de Deus.
Explica-se a estranheza de Jesus: “onde estão os outros nove?” Continuam entretidos com os sacerdotes, cumprindo os ritos prescritos? Não descobriram de onde a salvação chega à sua vida?

 Depois diz ao samaritano: “Tua fé te salvou”.
Todos os leprosos foram curados fisicamente, mas só aquele que voltou a Jesus dando graças ficou “salvo” pela raiz. 
O que é uma religião vivida sem agradecimento? 
O que é um cristianismo vivido a partir de uma atitude triste e negativa, incapaz de experimentar e agradecer a luz, a força, o perdão e a esperança que recebemos de Jesus ?

Não precisamos reavivar na Igreja o agradecimento e o louvor a Deus? Não precisamos voltar a Jesus dando graças? Não é isto que pode desencadear nos crentes uma alegria hoje desconhecida por muitos?

É preciso ser um samaritano, um dos habitantes da Samaria com os quais os Judeus não querem ter nada em comum, a vir até Jesus após a sua cura, para ter um ato de reconhecimento. Sim, ele reconhece que Deus o curou pois ele glorifica-O, enquanto Jesus reconhecerá que a sua fé o salvou.

 Ele é salvo precisamente porque reconhece Aquele que o salva. Tal é a diferença em relação aos outros nove leprosos curados que não reconhecem Aquele que os purificou. Enfim, o leproso samaritano faz ato de reconhecimento vindo agradecer: lança o rosto por terra aos pés de Jesus dando-Lhe graças.

 O homem pode levantar-se porque está totalmente salvo: não apenas o seu corpo é purificado mas, ao vir glorificar Deus e dar-Lhe graças, pode aproximar-se de Jesus, o verdadeiro Salvador, que salva o homem e dele espera a caminhada da fé.

A gratidão implica em ações de graças, pelas quais comunicamos e partilhamos com os outros, os bens recebidos por nós.

ORAÇÃO
Pai, que o meu coração, repleto de fé, reconheça Jesus como a mediação de todas as graças e favores que recebo de ti.





-----