domingo, maio 11, 2014

"O BOM PASTOR" - IV DOMINGO DA PÁSCOA


Não foi assim que ocorreu com Maria Madalena, que reconheceu o Senhor ao ouvir sua voz chamando-a pelo nome?
 Do mesmo modo, o Bom Pastor que conhece as ovelhas se personifica em Jesus que, conhecendo a fraqueza e a dúvida de Tomé, vem à sua presença, oferecendo-lhe nas chagas o símbolo de seu amor sem medidas pelo rebanho.
Indo ao encontro dos discípulos de Emaús, o Senhor ressuscitado manifesta concretamente que o Bom Pastor, deixando as ovelhas no aprisco, vai atrás da que se perdera pelo deserto.
Neste dia dedicado às vocações sacerdotais e religiosas, rezemos por nosso amado Santo Padre, por todos os nossos pastores, pelos (as) que se preparam para a vida consagrada e para os ministérios, a fim de que a imagem do Bom Pastor seja para eles o ícone de sua missão.
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
SEJAMOS PORTAS, SEJAMOS PASTORES
"Ouvimos no Evangelho, que Jesus se apresenta como a porta, pela qual todos passamos para participar da vida nova que ele oferece.Isto é muito importante  porque, em nossos dias, existem pastores no meio de nós que fecham as portas de nossas famílias para impedir a entrada de Deus. Pastores que propõem pensamentos e modos de viver nem sempre benéficos para nossas vidas.
No Mundo, muitos são aqueles que promovem modismos e a partir daí fecham as portas para aquilo que é mais profundo e que é eterno, como o que Jesus, Nosso Senhor, nos apresenta hoje no versículo 10, do capitulo 10 de João: “eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”.
Jesus também se apresenta como o Bom Pastor, aquele que conduz à vida nova. 
Foi para isso que veio. Vida que ele entregou-nos com sua morte de Cruz. É na Cruz que entendemos bem a definição de Jesus como porta e como Pastor. 
Ao contemplarmos seu lado aberto, transpassado pela lança, entendemos que se trata da porta do seu coração. Seguir Jesus, viver seu Evangelho, é entrar em seu coração e deixar que ele pulse dentro de nós. É entrar no próprio coração de Deus, onde você encontra sentido para sua vida. Hoje somos convidados por Nosso Senhor: convida-nos a entrar em seu coração  para viver no seu compasso.
Trata-se de um convite para que tenhamos um só condutor: O Filho de Deus, Jesus, o Bom Pastor.
A certeza de sermos amados sustenta a paz e a alegria dos discípulos, que se experimenta como finalidade do amor infinito de Deus, e este amor não é algo de vago ou de nebuloso, mas é o rosto de Jesus Bom Pastor. 
 As crises que amiúde abrem brechas no nosso coração tentam prejudicar precisamente essa certeza. As provações, as desgraças que surgem na vida fazem estremecer, por vezes dramaticamente, a nossa convicção de sermos amados.
Nesses momentos, mais do que o raciocínio, é útil a escuta da Palavra que nos fala da presença de  Cristo nas provações e do seu amor livre e tenaz, que não permitirá que o justo sucumba sob o peso da tristeza e da angústia.
O amor do Bom Pastor torna-se oferta da Sua vida, porque “não há amor maior do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,13). A oferta de Si mesmo para a salvação das ovelhas não é obrigação, mas uma opção de amor".
 “QUEM ENTRA PELA PORTA É O PASTOR DAS OVELHAS. A ESSE O PORTEIRO ABRE, E AS OVELHAS ESCUTAM A SUA VOZ; ELE CHAMA AS OVELHAS PELO NOME E AS CONDUZ PARA FORA”.

 João 10,1-10 - Naquele tempo, disse Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.

 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”
 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
 Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.
 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.
 Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.
 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
REZEMOS PELAS VOCAÇÕES
Senhor Jesus, Redentor nosso, Tu nos chamas desde a eternidade a participar de teu infinito Amor. Suscita no coração dos nossos jovens o ardente desejo à vida consagrada e ao sacerdócio. Desperta os que estão adormecidos. Ilumina os que estão indecisos. Sustenta os que já optaram. Torna nossas comunidades fontes vivas de vocações e dá forças à tua Igreja para que as acolha, oriente e as oferte no altar da consagração. Amém.
 ORAÇÃO NO DIA DAS MÃES
 Senhor Deus, neste dia consagrado às nossas mães, queremos vos apresentar nosso louvor e nossa gratidão pelo dom da maternidade. Graças vos damos pelos filhos que de vós recebemos. Graças vos damos pelas vidas que, amorosamente, confiastes a nós. Graças vos damos, Deus de Bondade, por aquela que nos destes como mãe nesta terra. Recompensai-a por seus esforços e por sua dedicação. Olhai, Deus de amor, por aquelas que, em meio às vicissitudes da vida, não conseguiram levar adiante a vocação de mãe. Acolhei junto de vós aquelas que a morte levou de nosso convívio.


---