sexta-feira, agosto 22, 2014

CENTENÁRIO DA MORTE DO PAPA SÃO PIO X


Cem anos atrás morria São Pio X. O ponto alto das celebrações para recordar o "Papa da Eucaristia" será vivido no próximo sábado, dia 23, com a missa que o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, presidirá no parque do "Santuário delle Cendrole", em Riese, na província italiana de Treviso.  Ali, em 1835, nasceu Giuseppe Melchiorre Sarto – seu nome de batismo.

SÃO PIO X PROMOVEU REFORMAS PASTORAIS QUANTO À PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NO CULTO. ENTRE ELAS ESTÁ A PROMOÇÃO DO CULTO EUCARÍSTICO. AINDA NO COMEÇO DO SÉCULO XX, ELE VIA NO SACRAMENTO DA EUCARISTIA UM MODO DE OS FIÉIS SE APROXIMAREM MAIS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

ANTES DELE A COMUNHÃO SACRAMENTAL ERA UMA PRÁTICA POUCO COMUM, RARAMENTE REALIZADA. FOI SÃO PIO X QUEM PROMOVEU A DEVOÇÃO DA COMUNHÃO FREQUENTE E REDUZIU A IDADE MÍNIMA PARA PODER RECEBER A EUCARISTIA. ISSO FACILITOU A PRÁTICA PRECOCE DA COMUNHÃO PARA AS CRIANÇAS: A PARTIR DOS SETE ANOS JÁ SE PODERIA COMUNGAR.


Numa entrevista publicada pelo semanário da Diocese de Treviso e também reportada pelo "L'Osservatore Romano", o Cardeal Parolin ressalta as semelhanças, sobretudo no estilo do serviço, entre o próprio Pio X e o Papa Francisco.

EM PARTICULAR, O PURPURADO EVIDENCIA QUE A FIGURA DE PIO X NÃO MAIS ESTÁ "VINCULADA SOMENTE AO PROBLEMA DO MODERNISMO".
A atenção está se concentrando, sobretudo, no impulso pastoral por ele dado na Igreja de início do Séc. XX. Trata-se de uma leitura partilhada pelo professor de história contemporânea da Universidade de Pádua e membro do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, Gianpaolo Romanato, entrevistado pela Rádio Vaticano:

Gianpaolo Romanato:- "Existem muitas afinidades, inclusive de caráter biográfico, entre Pio X e o Papa Francisco: ambos são provenientes de famílias modestas, ambos têm um estilo pastoral muito semelhante e ambos colocaram a reforma da Igreja no centro de seu Pontificado."

DE FATO, PIO X REFORMOU A CÚRIA, E ISSO NÃO OCORRIA DESDE 1588...
Gianpaolo Romanato:- "Sim, a Cúria nasceu após o Concílio de Trento, efetivamente, em 1588. 
Mesmo tendo passado por ajustamentos, permaneceu inalterada até o fim do poder temporal e coube a Pio X, no início do Séc. XX, repensá-la e reformá-la. Sucessivamente, a Cúria foi ulteriormente reformada por Paulo VI e por João Paulo II, mas nas linhas basilares, no fundo, até hoje, é a que foi pensada por Pio X, com a reforma que fez em 1908."

 SÃO PIO X TINHA MUITO A PEITO A EVANGELIZAÇÃO, A PREPARAÇÃO DAS PESSOAS PARA O CRISTIANISMO. TANTO É VERDADE QUE ELE REALIZOU TAMBÉM UM "CATECISMO" QUE FOI MUITO IMPORTANTE.
POR QUAL MOTIVO?
Gianpaolo Romanato:- "A evangelização, a 'catequese' estavam no centro da linha de governo e pastoral de Pio X. 


Não nos esqueçamos que Pio X é o único Pontífice dos tempos modernos que por muitos anos foi pároco, durante uns vinte anos: primeiro foi capelão e depois pároco em pequenas paróquias rurais. Consequentemente, a pastoral e o contato direto com a população e a transmissão da mensagem evangélica estavam no centro de sua atenção também do ponto de vista biográfico. 

Tornando-se Papa, estendeu essa linha a nível universal com as reformas litúrgicas, com as reformas da participação dos fiéis no culto, com a publicação do Catecismo e com a promoção do culto eucarístico. Antes de São Pio X a Eucaristia era uma prática distante, que se fazia raramente. Pio X, ao invés, promoveu a comunhão frequente e reduziu a idade mínima a fim de permitir o acesso das crianças à Comunhão, vendo no Sacramento da Eucaristia um instrumento contínuo aproximação do fiel a Cristo."

PORTANTO, SÃO PIO X FOI UM PAPA REFORMADOR?
Gianpaolo Romanato:- "Creio que no centro de seu Pontificado – os estudos mais recentes parecem me dar razão – encontram-se a reforma da Igreja, a pastoral, a renovação da Cúria Romana e da relação da Instituição eclesiástica com os fieis, e da participação dos fiéis. A reforma da Igreja é, portanto, o 'focus' do Pontificado." (RL)
NA LÁPIDE DO SEU TÚMULO NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO NO VATICANO, LÊ-SE: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.
Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 pelo Papa Pio XII. É considerado um dos maiores Papas da Igreja. (JSG)

L'Osservatore Romano

--