sábado, novembro 29, 2014

DOM ROQUE COSTA SOUZA CELEBRA NA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM VILA CANOAS - SÃO CONRADO


HOMILIA DE DOM ROQUE COSTA SOUZA NA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA EM HONRA À NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NA CAPELA DEDICADA A ELA EM VILA CANOAS, SÃO CONRADO, RJ 
“Celebramos Nossa Senhora das Graças ou Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, lembrando o testemunho de uma jovem freira, que recebeu a mensagem de Nossa Senhora, para propagar uma 
 devoção que nos alcança até hoje, quando olhamos a imagem de Nossa Senhora das Graças que derrama suas graças infinitas e as bênçãos de Deus sobre nós. Estamos sempre atentos a Palavra de Maria em todos esses momentos, que Ela recebe a missão de ser Mãe de todos nós e Mãe da Igreja, e Ela quer compartilhar as graças de Deus.
O Anjo do Senhor  anunciou a Maria: Ave Maria cheia de graça.. o Senhor é contigo, e Maria respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra”. E ela concebeu do Espírito Santo.  E o Verbo divino se fez homem E habitou entre nós.  Ave-Maria, rogai por nós. Deus Conosco “Emanuel”
Dom Roque pergunta a assembleia: O que fez Maria? - Escutou. 
É a Virgem que sabe ouvir a Palavra. Maria é esta mulher de oração, exemplo para nós e da Igreja orante que confia no seu Senhor.
E Maria quando soube que sua prima estava no 6º mês de gravidez, corre apressadamente para se encontrar com sua Isabel. E naquele momento do encontro exclama Isabel: “Bendita é tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.

Maria é esta mulher servidora, é a Igreja serva.Quantos benefícios que a Igreja ao longo desses tempos proporcionou? A Igreja sempre procura servir mesmo nos tempos de muita luta nos  momentos de ilusão, de heresias, e quando, vem as ideologias que são contra a nossa fé.
A Igreja é servidora e coloca-se a serviço com aquele que está sofrendo, que está marginalizado, não só por questões financeiras, por vezes pessoas que estão passando por grandes dificuldades interiores. Quantas enfermidades! Nos hospitais, na área de ensino, nos pobres carentes. E a Igreja está presente nesses momentos, ‘servindo’!
Como Maria. Com Ela nós oramos e servimos. Como nas Bodas de Caná que Maria diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E nós queremos ser obedientes como Maria “a serva do Senhor”, e com a Igreja nós caminhamos e queremos contar com essa querida Mãe, que lá no altar da cruz Jesus diz: “Mulher eis aí o Teu Filho”.

Tantos momentos de emoção que podemos ter com Maria, em nossa casa, na comunidade que se conserva na oração, e podemos lembrar Maria em Pentecostes, com os apóstolos na vinda do Espírito Santo”. Dom Roque conclui com a Oração da Ave Maria.
MARIA: PEREGRINA NA FÉ
Maria é a máxima realização da existência cristã. Através de sua fé (Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor.
Interlocutora do Pai no projeto de enviar o verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé, Maria é o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo e também a colaboradora no renascimento espiritual dos discípulos.
Sua figura de mulher livre e forte emerge do Evangelho, conscientemente orientada para o verdadeiro seguimento de Cristo.
Ela viveu toda a peregrinação da fé como mãe de Cristo e dos discípulos, na incompreensão e na busca constante do projeto do Pai.

MARIA: MÃE DA IGREJA
Com Maria, chega o cumprimento da esperança dos pobres e do desejo de salvação.
- A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação: concebeu, educou e acompanhou seu filho até a cruz.
- Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo (Jo 19,27).
- Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente.
- Como mãe, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus.
- Em Maria, encontramo-nos com Cristo, o Pai, o Espírito Santo e os irmãos
MARIA E A IGREJA MATERNA
Como na família humana, a Igreja-família é gerada ao redor de uma mãe, que confere “alma” e ternura à convivência familiar. Maria, Mãe da Igreja, além de modelo e paradigma da humanidade, é artífice de comunhão. 
Um dos eventos fundamentais da Igreja é quando o “sim” brotou de Maria. Ela atrai multidões à comunhão com Jesus e sua Igreja, como nos santuários marianos. Por isso, como Maria, a Igreja é mãe. Esta visão mariana da Igreja é o melhor remédio para uma Igreja meramente funcional ou burocrática.
MARIA E A PALAVRA ENCARNADA
Maria, que “conservava todas estas recordações e meditava em seu coração” (Lc 2,19.51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário.
O Magnificat está tecido pelos fios da Sagrada Escritura. Em Maria, a Palavra de Deus se encontra em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus.
Seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, ela chega a ser mãe da Palavra encarnada (JP2).
O ROSÁRIO
Esta familiaridade com o mistério de Jesus é facilitada pela reza do Rosário, onde: “o povo cristão aprende de Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor. Mediante o Rosário, o cristão obtém abundantes graças, como recebendo-as das próprias mãos da mãe do Redentor”.
Documento de Aparecida