segunda-feira, março 23, 2015

"DESVIVER" pelo outro ... V DOMINGO DA QUARESMA 2015


Na verdade eu vos digo: "se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá infecundo; mas se morrer, produzirá muito fruto".

Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
A ideia de Jesus é clara. Com a vida acontece o mesmo que acontece com o grão de trigo, que deve morrer para libertar toda a sua energia e produzir fruto. Se "não morrer" para libertar toda sua energia e produzir fruto. Se "não morrer" permanecerá estéril. 

Ao contrário, se "morrer" torna a germinar trazendo consigo novos grãos e nova vida.

Com esta linguagem tão clara e cheia de força, Jesus deixa entrever que sua morte, longe de ser um fracasso, será precisamente o que dará fecundidade à sua vida. 

Mas, ao mesmo tempo, convida seus seguidores a viver segundo esta mesma lei paradoxal: para dar vida é necessário "morrer".
Não se pode gerar vida sem dar a própria vida. Não é possível ajudar a viver, se a pessoa não está disposta a "desviver' pelos outros. 

Ninguém contribui para um mundo mais justo e humano vivendo apegado a seu próprio bem-estar.

Ninguém trabalha seriamente pelo reino de Deus e sua justiça, se não está  disposto a assumir os riscos e rejeições, a conflitividade e a perseguição que Jesus sofreu.

Passamos a vida tentando evitar sofrimentos e problemas. A cultura do bem-estar nos empurra para organizar-nos da maneira a mais cômoda e prazerosa possível. É este ideal supremo. Mas há sofrimentos e renúncias que precisamos assumir, se quisermos que nossa vida seja fecunda e criativa.

O hedonismo não é uma força mobilizadora; a obsessão pelo próprio bem-estar empobrece as pessoas.

Estamos nos acostumando a viver fechando os olhos ao sofrimento dos outros. Parece que isto é o mais inteligente e sensato para sermos felizes.

É um erro. Conseguiremos certamente evitar alguns problemas e dissabores, mas nosso bem-estar será cada vez mais vazio e estéril, nossa religião cada vez mais triste e egoísta. Neste interim, os oprimidos e aflitos querem saber se sua dor importa a alguém.


O grão de trigo nasce com uma vida nova para alimentar e, pela alimentação, nutrir e favorecer a vida de outras pessoas com novo vigor e nova força. 
Quando nos alimentamos deste trigo que se torna Pão Eucarístico, nós nos nutrimos com a vida divina, nós alimentamos a nossa vida humana com a força da vida divina. 

Hoje, vemos tantas pessoas que alimentam suas vidas com alimentos espirituais nada saudáveis. Tantas vezes somos tentados a nos alimentar desses alimentos, porque são tentadores. 

Por isso, é preciso ouvir a voz do próprio coração, que sempre é atraído para Deus. Converter-se, neste caso, é deixar o próprio coração buscar a Deus, pois sua aliança está escrita em nossos corações desde o Batismo. Você ouve a voz do seu coração pedindo para encontrar-se com Deus? Amém!


(Jo 12,20-33)
"Naquele Tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus.” Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde- -a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora sinto-me angustiado. 
E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora!’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!” A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele.” Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim.” Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer."


A Quaresma nos convida à conversão. A Campanha da Fraternidade nos convida a trabalhar pela paz. O Ano da Esperança nos convida a não desanimar nem deixar ninguém desanimar. O Ano da Vida Consagrada nos mostra que nosso coração deve estar sempre voltado para o Senhor. Quantas motivações para transformarmos nossas vidas! Por que não fazê-lo? Por que não aproveitar este tempo tão próximo da Semana Santa para abrirmos nosso coração, fazermos uma santa confissão e transformarmos nossa vida?