segunda-feira, março 30, 2015

DOMINGO DE RAMOS NA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO COM A JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE (JDJ)

No dia 28 de março, véspera do Domingo de Ramos, no Posto 3 da Praia da Barra da Tijuca cerca de mil jovens participaram da Via-Sacra, encenada pelo Projeto Artes, da Comunidade Shalom, em mais uma Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), na dimensão diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Após a Via-Sacra, os jovens seguiram com o cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta, em procissão rumo à Paróquia São Francisco de Paula, na Praça Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca, onde presidiu a Eucaristia.
Foram mais de dois quilômetros de caminhada, passando pela orla da praia e pela Rua Olegário Maciel. Os jovens, que seguiam cantando com a banda Linguagem dos Anjos enquanto balançavam bem alto seus ramos de palmeiras, acenaram para as muitas famílias que surgiam das janelas dos prédios para acompanhar de longe a procissão.
“Acredito que os jovens têm coragem, dinamismo e criatividade. E ficamos muito felizes de ver a juventude, com suas diversas expressões na arquidiocese, vibrar, ter coragem de falar, de proclamar o Evangelho e anunciar Jesus Cristo às pessoas. 
E eu creio que essa missão não é só para os jovens: é para todos nós”, incentivou o cardeal.

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Igrejas Locais no Domingo de Ramos (ou em um dia próximo) com o objetivo de 'fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações'”.  São João Paulo II 

"O DOMINGO DE RAMOS ESTÁ DENTRO DO TEMPO QUARESMAL E LEMBRA A ACLAMAÇÃO DE JESUS PELO MESMO POVO QUE O CONDENA DEPOIS À PAIXÃO E MORTE.

Foi celebrada  missa de Ramos no domingo, 29 de março, às 9h, na Catedral de São Sebastião. A celebração solene foi presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, com a bênção dos ramos entregue aos fiéis. 
A data também destaca o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir", que é um versículo do Evangelho de Marcos e lembra a importância do outro.  "Um trabalho da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ajudar as igrejas e pastorais que atuam dentro do tema proposto.
O programa das cerimônias da Semana Santa na Catedral do Rio prossegue na quinta-feira santa, 2 de abril. O dia será marcado por duas cerimônias na Catedral: às 9h, a solene Missa do Crisma também denominada “Missa da Sagração dos Santos Óleos”, quando o Arcebispo Metropolitano consagrará os óleos que serão utilizados no sacramento da Crisma e abençoará os óleos dos catecúmenos e  dos enfermos, que serão usados em todas as 265 paróquias da cidade. 
Nesta cerimônia, os padres da Arquidiocese concelebram a missa com o arcebispo do Rio e bispos auxiliares, renovando os votos sacerdotais, inclusive o celibato. Ao final da cerimônia, marcando a unidade da Arquidiocese, Dom Orani entregará a cada uma das representações dos sete Vicariatos Episcopais, um frasco de cada um dos Santos Óleos (Crisma, Catecúmenos e Unção dos Enfermos) que serão redistribuídos pelas paróquias e utilizados nos sacramentos até Quinta-feira Santa de 2016.
Na parte da tarde, acontece às 17h a segunda cerimônia do dia quando a Igreja inicia o Tríduo Sagrado, com a Solene Missa da Ceia do Senhor, recordando a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Neste dia, a Catedral de São Sebastião ficará aberta até a meia-noite para que os fiéis possam fazer sua adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na sexta-feira santa, dia 3 de abril, dia de jejum e abstinência para os católicos, a cerimônia na Catedral começa às 15 horas, com a solene função litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Cristo. Esse é o único dia em que não são celebradas as missas. Esta cerimônia é a Função Litúrgica que comemora a Paixão e Morte de Cristo. Depois da cerimônia, às 18h30, da Catedral sairá a procissão do Senhor Morto, que percorrerá algumas ruas do Centro. 
Na procissão, presidida por Dom Orani, serão levadas a relíquia do Santo Lenho – um fragmento da Cruz de Cristo – e as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores. A procissão segue até os Arcos da Lapa, onde será encenado, pelo 37º ano consecutivo, o “Auto da Paixão de Cristo, às 19h, promovido pela Arquidiocese do Rio por meio de sua Associação Cultural.
O sábado santo, em 4 de abril, dia de silêncio para os cristãos que aguardam a ressurreição de Cristo, o Ofício das Leituras será na Igreja São Pedro Apóstolo, no Rio Comprido, às 9h, e a Solene Vigília Pascal na Catedral começa 
às 20h. 
A cerimônia é iniciada na parte externa da Catedral com a bênção do fogo. A Vigília prossegue depois no interior do templo com o canto do anúncio da Ressurreição de Cristo, a renovação das promessas do Batismo e a missa solene.
No domingo da Páscoa, 5 de abril, a Ressurreição do Senhor terá o dia marcado por uma missa solene às 10h celebrada por Dom Orani e um almoço de Páscoa que a Pastoral Social da Catedral oferecerá para moradores de rua, que são assistidos por essa Pastoral. 

ARQRIO.ORG

--