segunda-feira, abril 06, 2015

NOITE DA VIGÍLIA PASCAL 2015

Esses são os mistérios do Sábado Santo. A Igreja acompanha silenciosamente essa obra de Cristo na espera da sua ressurreição. Jesus veio para salvar-nos e está levando a término essa obra. Nesse dia solene, no silêncio das nossas igrejas, das nossas residências, meditamos esse mistério.
Cristo também desceu à região da morte que estava na nossa alma. Nós havíamos criado essa região tenebrosa com a escuridão dos nossos pecados. Tudo agora é luz!
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Durante todo o Tríduo Pascal, tivemos oportunidade de partilhar a celebração do Mistério Pascal de Cristo iluminados especialmente pela sua Paixão. 
 Quando falamos de Paixão de Jesus, entendemos o sofrimento que tomou conta de sua vida, nos diversos modos: o sofrimento moral, aquele espiritual; o sofrimento corporal e aquele psicológico; o sofrimento do abandono e aquele de se sentir objeto do desprezo e da raiva humana. 
Bem compreendendo, entendemos que Jesus sofreu do ponto de vista espiritual e do ponto de vista corporal. O sofrimento, na sua Paixão, atingiu todos os aspectos da vida humana de Jesus. 
Depois de toda a tortura, ele é morto com a morte de Cruz, a pior condenação à morte que algum ser humano pode sofrer, tamanha é a tortura mental e corporal pela qual passa o crucificado. — Por que Jesus, sendo Deus, se sujeitou a tudo isso? 
 Por que, seu Pai todo-poderoso, não interveio, impedindo a Paixão? A resposta mais simples, e conhecida de todos nós, encontra-se no amor. Jesus sofreu toda sua Paixão por amor a cada um de nós.
Por maior que seja o amor, mesmo assim, contemplando a Paixão de Jesus, a gente se pergunta: por que sofrer e por que o sofrimento na vida humana? 
Se Jesus, Deus encarnado, passou pelo sofrimento, entendemos que o sofrimento é algo inerente à vida humana; faz parte da nossa natureza. Porque somos humanos, nós precisamos lidar, enfrentar e suportar o sofrimento. Por isso, humanamente falando, o sofrimento não tem nenhum sentido.
 Quem dá um sentido novo ao sofrimento é a Ressurreição de Jesus. Por causa da Ressurreição de Jesus, o sofrimento ganha um sentido, e isso muda nosso modo de ver a vida e, principalmente, no sofrimento. 
Querer enfrentar o sofrimento confiando nas forças humanas é candidatar-se à tristeza, à decepção, ao desespero... 
A Ressurreição ajuda-nos a compreender que, mesmo que o sofrimento faça parte de nossa vida, ele, o sofrimento não é capaz de tirar de nós a serenidade, desde que participemos da Ressurreição de Jesus.
 O sofrimento está tão presente em nossas vidas, que Jesus, mesmo ressuscitado aparece com as marcas do sofrimento humano em seu corpo. 
 
O sofrimento deixa marcas, mesmo quando ele é vivenciado na Ressurreição de Jesus. O sofrimento marca nosso corpo, deixa feridas, seqüelas, olhares marcados pela dor; quantos convivem diariamente com a dor... Assim aconteceu com Jesus, assim acontece conosco.
  Se a Ressurreição deu vida nova a Jesus, também nós, se unimos nosso sofrimento a Jesus, se unimos nossa paixão à Paixão de Jesus, podemos viver a vida nova de Jesus em nós.  Existe um mistério, na Ressurreição de Jesus, que não compreendemos bem, mas que podemos sentir quando percebemos que o sofrimento não nos tira a paz interior, ao contrário, nos fortalece para não nos deixar abater e não permitir que nossa vida seja enterrada pelo sofrer. 
Um dia ou outro, agora ou mais tarde, de um modo ou de outra forma, o sofrimento poderá bater na porta de nossas vidas. Não é presságio, porque, como dizia, o sofrimento é parte da vida humana. 
Mas, jamais o sofrimento será forte o bastante para nos fazer morrer ou para deixar de viver, se temos em nós a força da Ressurreição de Jesus.
Viver sem sentido, viver por viver, deixar que a vida vá acontecendo é muito pouco para um cristão, especialmente para quem se tornou discípulo e discípula de Jesus, nas águas do Batismo.  Com a Ressurreição de Jesus, a vida ganhou um novo horizonte, abriu uma nova janela para a plenitude, mostrou que nada poderá matar a vida, desde que deixemos o Espírito do Ressuscitado habitar em nós. Quem não tem um sentido na vida, quem vive sem um sentido, sem uma missão a realizar... 
pouco a pouco vai se tornando entristecido, chateado, mal-humorado... e quando o sofrimento vier ao seu encontro, então a vida desabará e grande será sua ruína, como canta o salmista. Quando temos um sentido para viver, quando vivemos com a missão de plantar a semente da vida que vem da Ressurreição de Jesus, o sofrimento não é capaz de tirar a beleza da vida.
 Desde que Jesus sofreu sua Paixão em todas as dimensões humanas, entendemos que nenhum tipo de sofrimento é capaz de tirar de nós o sentido da vida, porque ele Ressuscitou e deu um novo sentido à vida, mesmo quando esta é visitada ou convivida com sofrimento. 
Por isso, hoje, desejo feliz Páscoa a quem encontra o sentido da vida pela força mística da Ressurreição de Jesus. Amém! 

PARÓQUIA SÃO CONRADO
Pároco: Padre Marcos Belizário Ferreira
Fotos: Marcio Nogueira

---