sábado, maio 16, 2015

“A ASCENSÃO DO FILHO JÁ É A NOSSA VITÓRIA”


O Domingo da Ascensão acolhe vários temas em sua celebração: novena de Pentecostes, início da “Semana de Orações pela unidade dos cristãos”; “Dia Mundial das Comunicações Sociais” e “Dia do Congregado Mariano”. Este último não tem uma relação direta com Pentecostes, mas com a data do 3º Domingo da Páscoa, dedicada a esta associação leiga da Igreja, tipicamente marcado pela espiritualidade mariana.

Como conhecemos das orientações litúrgicas, não é possível e nem recomendável dar destaque a todos estes temas. 

Pode-se, contudo, fazer um aceno em diferentes momentos da celebração, para não transformar a celebração numa colcha de retalhos, tematizando-a com diferentes enfoques. 

O enfoque central deste Domingo é a Ascensão de Jesus que, no contexto proposto, enfatiza a dimensão missionária da Igreja como continuidade da sua obra evangelizadora.

Neste mesmo contexto, entende-se a necessidade de implorar e invocar, na “Novena Preparatória a Pentecostes”, enquanto comunidade eclesial, a vinda do Espírito Santo, uma vez que, como mencionado na reflexão de “Iluminados pela Palavra”, é o Espírito Santo que anima a atividade missionária evangelizadora da Igreja, garantindo a presença de Jesus entre nós. 

É com essa realidade, que o mesmo Espírito conduz a sua Igreja para anunciar a todos os povos a mensagem do Evangelho, presente no “Dia Mundial das Comunicações Sociais”. 

Em consonância com o Sínodo da Família, o tema deste ano é: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Também o início da “Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos” faz jus ao envio missionário, este ano com o tema “Dá-me de beber” (Jo 4,7). 

A súplica que a samaritana faz a Jesus, para que todos os cristãos possam beber da água viva que ele derrama em sua Igreja e em nossos corações. 

Igreja de Jesus Cristo dividida não evangeliza, dispersa e dá contra-testemunho do Mandamento do Amor, por isso atrai homens e mulheres de todas as idades e de todos os tempos.

 “Dia do Congregado Mariano”, uma das mais antigas associações leigas da Igreja, iniciada em 1563. Esta associação apóia-se na espiritualidade mariana para aprender da primeira discípula de Jesus a viver o Evangelho e ser evangelizadores com humildade e com a simplicidade de quem faz tudo o que ele pede para fazer. 
A Congregação Mariana é uma associação pública, formada por leigos católicos, que procuram seguir melhor o Evangelho através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria. “Santidade e apostolado” são as metas da congregação para a transformação cristã da sociedade.

O tema da Semana de Oração foi inspirado no Evangelho de São João, que retrata o encontro de Jesus com a mulher samaritana. A cena propõe reflexão do amor e da acolhida às diversidades de religião, etnia e cultura.

A reflexão proposta pelo papa Francisco está inserida no caminho sinodal da Assembleia Ordinária do Sínodo sobre a Família que acontecerá em outubro próximo. “A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos”. Papa Francisco 

Radio Vaticano
CNBB
Arquidiocese de São Sebastião 
do Rio de Janeiro

--