sábado, julho 18, 2015

MANDELA DAY


O ATIVISTA DE DIREITOS HUMANOS, NELSON MANDELA, FARIA HOJE 95 ANOS.

Nelson Mandela, o líder que lutou contra o apartheid e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul, é lembrado todos os anos em 18 de julho, dia do seu aniversário, também conhecido como Dia Internacional Nelson Mandela.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. 
 Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição.
 Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.

Mandela passou 27 anos na prisão - inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país.
 Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a CIA americana foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul e para localizá-lo.
 Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. 

Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
Ao comemorar este dia, a ONU se associa à Fundação Mandela pedindo às pessoas em todo o mundo que dediquem pelo menos 67 minutos do seu tempo no dia 18 de julho ao serviço comunitário.

Esse convite foi feito pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para relembrar a atuação de Nelson Mandela na busca de um mundo melhor.

Comite Internacioanl de Geneve
Direitos Humanos Brasil
www.mandeladay.com

www.icrc.org



---