quarta-feira, julho 01, 2015

MISSA EM HONRA A SÃO PEDRO, NA IGREJA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ, NO RIO COMPRIDO‏


Nesta segunda-feira, 29 de junho, dia em que a Igreja celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa em homenagem ao padroeiro da Igreja de São Pedro, no Rio Comprido. 

A Celebração Eucarística, que foi concelebrada pelos bispos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, contou também com a participação de centenas de fiéis que lotaram a Igreja.
O cardeal  presenteou a Igreja com uma imagem de São José que ganhou da Diocese de Iguatu, durante sua passagem pela cidade para a Missa de posse de Dom Edson de Castro Homem.

Também nesta segunda-feira, o Papa Francisco entregou o pálio a 46 arcebispos – dentre eles o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo –, na tradicional missa presidida pelo pontífice na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos Santos Pedro e Paulo.
“Ensinar a oração, orando; anunciar a fé, acreditando; testemunhar, vivendo!”, foi o que pediu o Pontífice aos Arcebispos Metropolitanos.
“Esta Solenidade de São Pedro e São Paulo dá-nos a oportunidade para algumas reflexões importantes.

 A Igreja é apostólica. Esta é uma propriedade essencial. João, no Apocalipse, vê a Jerusalém celeste fundada sobre doze alicerces com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (cf. 21,14). 
Eis: a Igreja não pode ser fundada por ninguém, a não ser pelo próprio Senhor, que a estabeleceu sobre o testemunho daqueles Doze primeiros que Ele mesmo escolheu. Seu alicerce, portanto, sua origem, seu fundamento é o ministério e a pregação apostólica que, na força do Espírito Santo, deverão perdurar até o fim dos tempos graças à sucessão apostólica dos Bispos católicos, transmitida na Consagração episcopal. 
Dizer que nossa fé é apostólica significa crer firmemente que a fé não pode ser inventada nem tampouco deixada ao bel-prazer das modas de cada época; crer que a Igreja tem como fundamento os Apóstolos significa afirmar que não somos nós, mas o Cristo, no Espírito Santo, quem pastoreia e santifica a Igreja pelo ministério dos legítimos sucessores dos Apóstolos. 

O critério daquilo que cremos, a regra da nossa adesão ao Senhor Jesus, a norma da nossa fé é aquilo que recebemos dos santos Apóstolos uma vez para sempre.
A eles e aos seus legítimos sucessores o Senhor confiou a Sua Igreja, concedendo-lhes a autoridade com a unção do Espírito para desempenharem o ofício de guiar o Seu rebanho pelos séculos a fora.

Olhemos, irmãos amados, para Pedro e Paulo e renovemos nosso firme propósito de nos manter alicerçados na fé católica e apostólica que eles plantaram juntamente com os demais discípulos do Senhor. 

Estejamos atentos para não perder a comunhão com a verdadeira fé, transmitida de modo ininterrupto e fiel na Igreja de Cristo, santa, católica e apostólica”. 

Arquidiocese de São Sebastião do 
Rio de Janeiro
Arcebispo Metropolitano: 
Dom Orani Cardeal Tempesta
ArqRio - Direção e Jornalismo: 
Carlos Moioli


--